“Dia da família” na escola do Mikael

Em May 20th, 2016
Categorias: Passeios

Hoje foi o dia da família na escola do Mikael. Eu não tenho nada contra, nada mesmo… mas acabar com o dia das mães/pais/avós e no lugar colocar o dia da família, confesso que não gostei nada.

Como mãe vejo importância nesse dia sim. Mesmo sendo mais uma das inúmeras datas comemorativas criadas com o intuito de gerar lucro, compras, etc, etc… acredito que a verdadeira essência seja real e possa ser ensinada às crianças. Honrar a quem nos ama e cuida com tanta dedicação. O Mika ficou realmente chateado quando foi o único que não me trouxe nenhuma lembrancinha (na escolinha do Gabriel e do Daniel houve comemoração). Eu cresci sem um pai presente e sempre dediquei minhas homenagens de “dia dos pais” a minha mãe… não cresci traumatizada com isso. Mas enfim, vamos ao post.

Recebi na agenda do mika um convite ao que seria o “dia da família”. Pois bem… lá fomos nós (eu e os três pequenos) à tal “festa”. Chegando lá me deparo com uma palestra (Oi?). Sim, adultos falando, falando, mostrando slides, falando mais, e mais, e mais…

Conteúdo importante? Sim! Sobre alimentação saudável, sobre o trabalho da UBS aqui perto de casa, tudo lindo, mas como dar uma palestra dessas com mais de 50 crianças ali? É claro que nenhum adulto conseguiu contê-las por muito tempo. Logo tinha criança correndo pela escola inteira, eu parecendo uma louca de um lado pro outro da escola procurando os meninos que ficaram “soltos” por ali. Até o Daniel se empolgou e correu no meio da garotada mais velha.

Alguém se aventurou a tentar um “shhhhhhhh” bem alto, sem sucesso é claro. Então, depois do falatório sobre alimentação, uma receita de torta de sardinha e couve. Chamaram as crianças pra participar. No começo foram 3 meninos, mas uma a uma foram se juntando mais crianças e no final todas queriam ajudar, inclusive o Mikael. Foi ótimo.

Fazendo a torta

Fazendo a torta

Depois fomos pra sala das crianças fazer atividades em família. Alias, que atividade sensacional! Vou fazer um post só sobre ela. Fizemos uma estampa de camiseta que, diz a professora, não sai nem lavando (vou testar e mostrar pra vocês) com giz de cera e lixa de parede! Amei o resultado.

Camiseta feita com estampa de giz de cera na lixa.

Camiseta feita com estampa de giz de cera na lixa.

Enquanto fazíamos a atividade pudemos degustar a torta feita pelas crianças e um delicioso suco natural de melancia.

Depois a professora anunciou que tinha terminado e nós fomos embora.

 

Impressões gerais: Como eu disse lá em cima, gosto muito da ideia do dia da família, mas não em substituição a outras datas comemorativas. Achei que a palestra sobre a alimentação deveria ter sido mais direcionada às crianças, pois elas são o alvo principal. Ou se fosse pros adultos, deveriam deixar o parque aberto pras crianças e algumas pessoas para supervisiona-las, porque no final das contas os adultos nem prestaram atenção direito com a correria e gritaria das crianças. Gostei da ideia da receita, e amei a atividade proposta.

O que faltou: tempo. Foi muito rápido e no final os meninos nem queriam ir pra casa. Seria interessante um dia inteiro com mais atividades que fizessem com que as famílias interagissem mais entre si. Jogos, pequenas competições, enfim…

Ler mais sobre: Passeios
Por Joana
joana scheer comente
Comente