Picolé de leite materno e outras maneiras de refrescar o bebê

Em September 25th, 2015
Categorias: Cotidiano

O calor não é fácil pra ninguém, principalmente para os bebês que naturalmente têm a temperatura corpórea mais alta do que a nossa e desidratam mais depressa.

Pensando nisso e vendo meu Daniel, de 6 meses sofrendo com o calor fui procurar métodos de refrescar o bebê no calor. Hoje eu falo sobre algumas coisas que encontrei.

 

Picolé de leite materno.

Isso mesmo, do seio pro congelador. O resultado é fantástico e aparentemente perfeito porque é um picolé super refrescante feito do melhor líquido do universo para um bebê. Mas será que é realmente tão bom assim? Encontrei diversos blogs de mamães recomendando o picolé de leite materno e eu já estava empolgadíssima pra fazer, mas indo um pouco mais fundo fui atrás de opiniões de especialistas.

Os pediatras no geral não recomendam dar o picolé de leite materno não pela baixa temperatura ou por alteração na matéria prima mas pelo modo como é armazenado e pelo perigo de contaminação colocandopicole leite materno outras maneiras refrescar a saúde e a vida do bebê em risco. O leite materno deve ser guardado em potes de vidro esterilizados por até 15 dias no freezer e o que sobrar após o consumo deve ser descartado imediatamente. Mas alguém já viu uma forminha de sorvete de vidro? Não existe uma maneira comprovadamente eficaz de esterilizar plástico e este é um materialzinho ingrato que acumula muitas bactérias ao longo do tempo… portanto eles não recomendam.

Confesso que ainda estou morrendo de vontade de fazer, mas vou atrás de algum potinho de vidro que me possibilite fazer esse picolé. Depois eu volto e mostro o resultado pra vocês.

 

Amamentar mais vezes

No caso de bebês com menos de 6 meses amamentar mais vezes sacia a sede do bebê e o mantém hidratado.

Diminua uso de óleos e cremes

Eu mesma não suporto passar creme pós banho nos dias quentes. Quem gosta de ficar grudando? Os bebês também não! Além do mais os cremes e óleos favorecem o aparecimento de brotoejas.

Deixe o bebê sem fralda durante um tempo

Além disso, não use cremes contra assaduras para que a pele respire melhor.

Óculos escuros só de qualidade

picole leite materno outras maneiras refrescarNão adianta comprar aqueles de R$10,00, eles são de plástico e não têm proteção contra os raios nocivos do sol. A luz do sol batendo nas lentes prejudica a visão da criança.

Roupas leves, ou sem roupas

Roupinhas de algodão ou, se estiver em casa porque não deixa-lo peladinho um tempo? A pele dele agradece.

Dar líquidos BONS

Refrigerantes e suco de caixinha pioram a situação. O melhor líquido para seu filho neste calor (sendo ele maior de 6 meses) é a água! Sim, este líquido puro, essencial e subestimado por muitos.

Espetinho de frutas congeladas

Eu faço aqui em casa e é sucesso, mas só após os 6 meses de vida. Duas frutas maravilhosas pra congelar são banana (dá pra fazer um sorvete delicioso e natural usando SÓ banana. Clique aqui e veja como), a melancia e a manga.

Alimentos leves

Nosso corpo gasta energia e produz calor na hora de fazer a digestão. Se comemos algo muito pesado nosso corpo precisa trabalhar mais pra digerir o alimento e isso deixa o corpo ainda mais quente.

Ler mais sobre: Cotidiano
Por Joana
joana scheer comente
Comente