Por que não levo mais meus filhos ao zoológico

Em November 24th, 2015
Categorias: Experiências

 Sempre que qualquer local tem animais envolvidos faço questão de conhecer os bastidores antes de frequentar ou levar meus filhos. Quero que meus filhos tenham contato com animais e aprendam a respeitá-los desde pequenos, mas será que um zoológico/aquário é necessário nesse processo?

 

Zoológicos. Não sou inflexível e acredito que existam lugares e lugares. Vivi nos bastidores do zoo de SP na época de faculdade e era maravilhoso. Todos os animais tratados com carinho, bem alimentados e vigilância sanitária sensacional. Pra vocês terem uma ideia até a “organização” dos animais dentro do espaço do zoo e a quantidade de abelhas presentes ali têm um motivo, não é algo aleatório. Eu amava aquele lugar! Enfim, da última vez que eu fui lá foi pra levar os meninos na exposição de dinossauros, maravilhosa por sinal, a área dos felinos estava cheia de urubus e o stress nos animais era visível. O tigre lindo e calmo que eu dizia ser meu filho na época andava de um lado pro outro super estressado. Não sei como estão os bastidores de lá hoje em dia, mas “na minha época” não era assim e tendo visto esta cena (que pra mim mostra claramente que algo está fora de lugar) prefiro não patrocinar mais o zoo de SP até entender as causas do que vi.

Tenho muitos amigos veterinários que talvez discordem de mim, e eu estou completamente aberta e quero muito mudar de ideia porque tenho um carinho enorme por aquele lugar e mais ainda por seus residentes.

Circos com animais são absurdos! Não ensinam nada pra crianças além de dar a falsa impressão de que o homem manda em alguma coisa. Além dos maus tratos óbvios sofridos pelos animais. Ainda que não sejam treinados com pancadas viajam em caminhões, são mau alimentados… enfim, a lista de coisas erradas em circos com animais é infinita.

Sea World e similares eu prefiro nem comentar. Assistam “Black Fish” e vejam por si mesmos o que acontece lá dentro. Veja pelo menos um pedacinho e tire suas próprias conclusões.

 

Aquários. Sou completamente contra tirar animais de seus habitats pra enfiar numa caixa d’água. Nem todos tiram animais de suas casas, mas de uma forma geral os recintos são sempre muito menores do que deveriam. Sobre o urso polar no aquário de São Paulo? Não gostei e não vou levar meus filhos pra ver. O ambiente natural dele é absurdamente diferente do nosso.

 

Mas então aonde levar seus filhos pra ver animais?

Existem santuários que abrigam animais selvagens resgatados que periodicamente aceitam visitas. Fazendinhas também de animais resgatados que iriam pra matadouros, etc. Existem também os abrigos de animais e ONGs que não só aceitam visitas como anseiam por elas. Os animais ficam confinados em pequenos espaços esperando adoção e a maioria das ONGs aceita visitas até pra brincar e acariciar os bichinhos com o propósito de dar aos dias de espera deles um pouco de alegria. É a melhor ideia para que seus filhos conheçam animais e além disso entendam a importância da adoção e posse responsável desses animais. E quem sabe numa dessas visitas vocês não encontrem um novo “aumiguinho” ou “miaumiguinho”? 😉

Ler mais sobre: Experiências
Por Joana
joana scheer comente
Comente