Repelentes naturais – 7 receitas pra fazer em casa

Em December 8th, 2015
Categorias: Cotidiano

Sempre foi importante proteger nossos pequenos de qualquer ameaça que possa cercá-los. Com essa onda de microcefalia o cuidado precisa dobrar. Não podemos nos esquecer no entanto que repelentes podem causar alergia e toxicidade se utilizados mais do que 3x ao dia.

Pensando nisso reuni algumas receitas de repelentes naturais que podem ser feitos em casa mesmo com muita facilidade.

 

Repelente caseiro para bebes e crianças.repelentes caseiros

Pode ser utilizado em bebes a partir de 2 meses de vida.

  • 1 embalagem 150 ml do hidratante Proderm
  • 1 colher de óleo essencial de alfazema

Modo de preparo

Num recipiente de vidro misture muito bem o conteúdo de cada uma destas embalagens e depois guarde-a no frasco do Proderm. Aplique em todas as áreas do corpo expostas ao mosquito, diariamente, de 6 a 8 vezes por dia.repelentes caseiros

O complexo B possui um aroma que afasta os mosquitos, prevenindo suas picadas. Para complementar este tratamento caseiro basta acender uma vela de citronela, que também é um excelente repelente natural em cada cômodo da casa para manter os mosquitos afastados.

 

Repelente para bebês 2

  • 1 pomada hidratante para bebês (por exemplo: Proderm emulsã hidratante, ou a que o pediatra do seu filho recomendar)
  • 20 gotas de Complexo B

Em um recipiente bem limpo, seco e com tampa (recipiente de preferência de vidro, ou de lata e de boca larga para facilitar), misture bem os ingredientes com a ajuda de uma espátula bem limpa, ou um palito de sorvete que não foi usado.

Aplique pequenas quantidades desta solução sobre a pele do bebê espalhando bem por todo o corpinho (apenas na pele exposta). Cuidado com os olhos e boca, nunca passe próximo a estes locais.

 

Repelente de cravo e óleo

repelentes caseiros
• 500 ml de álcool de cereais
• 10 g de cravo-da-índia
• 100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer

Modo de preparo:
Coloque o álcool e o cravo da índia em um frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por quatro dias. Mexa esta mistura duas vezes por dia, de manhã e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.

Pulverizando em toda a região do corpo exposta ao mosquito e reaplique sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de quatro horas.

 

Repelente caseiro com capim limão

Para fazer este repelente precisamos de uma tintura de capim limão:repelentes caseiros

  • 50 gr de capim-limão seco;
  • 250 ml de álcool 70%;
  • Frasco escuro para armazenar;
  • Pano para filtrar;

Como fazer:

Colocar a planta e o álcool dentro do frasco escuro e deixar em ambiente sem luz por 15 dias. Agite diariamente. Filtre com ajuda de um pano e pronto.

Depois adicione à esta solução:

  • 150 ml de glicerina líquida;
  • 350 ml de álcool cereais;
  • 350 ml de água destilada;

Um creme homogêneo se formará. Guarde e use quando necessário.

 

 

Repelente para ambiente

Bata no liquidificador por alguns minutos um punhado de cravos-da-índia com água e coloque essa mistura nos pratinhos dos seus vasos. Essa mistura dura até um ano se conservada em recipiente de vidro. Não se esqueça de guardá-la na geladeira!

 

Repelente de ambiente com casca de laranja

repelentes caseiros

Recorte um retângulo da casca da fruta (limão, laranja ou tangerina) em um tamanho que caiba no vão do aparelho de tomada. Encaixe e plugue na tomada.

O aquecimento vai liberar o ácido cítrico e você terá uma noite tranquila.

 

Repelente de ambiente com citronela

  • 100 gamas de folha de citronela picada
  • 500ml de água
  • 30ml de álcool

Colocar a água e metade das folhas da citronela em um liquidificador e bater por aproximadamente 3 minutos. Coar a mistura e bater de novo com o restante das folhas. Bata por 3 minutos e coe a mistura. Acrescente o álcool. Bata por mais 1 minuto e pronto.

 

Além de repelentes “de passar” na pele existem alguns alimentos que podemos ingerir para manter os mosquitos e pernilongos longe de nós, como alimentos com a vitamina B1. Estes Alimentos tem enxofre em sua composição e a digestão desta vitamina libera compostos sulfúricos na pele. São aromas que os mosquitos não gostam.

Alguns exemplos de alimentos com vitamina B1:repelentes caseiros

Farinha integral

Arroz integral

Levedura de cerveja e muitos outros;

Existem ainda algumas plantas e óleos que afastam mosquitos como alecrim, citronela, eucalipto, extrato de baunilha, hortelã, hortelã-pimenta, lavanda, manjericão, nepenta (erva de gato. Afasta mosquitos e atrai gatos), poejo, sálvia, etc. Uma dica é plantar algumas dessas ervas no quintal ou manter umas mudinhas no apartamento mesmo.

 

Dica extra: Hamamélis é uma erva que serve como solvente, substituindo o álcool na composição dos repelentes. Pode ser encontrada em jardins de verão ou em lojas de produtos orgânicos.

 

 

 

A confecção e emprego destes repelentes é de total responsabilidade do leitor. Consulte seu médico de confiança.

Ler mais sobre: Cotidiano
Por Joana
joana scheer comente
Comente