Visita ao novo bebê. Como agir com o filho mais velho?

Em December 18th, 2015
Categorias: Experiências

Eu tenho três filhos. Quando o Daniel nasceu tive a ideia de dar aos outros dois um presente supostamente dado pelo Dani. Fiz isso também para evitar ciúmes, mas principalmente para que eles se sentissem especiais também, já que as atenções estavam todas voltadas pro novo bebê. Quando o bebê nasce é aquela festa! Visitas, presentes, todo mundo fala no bebê e muitas vezes o (ou no meu caso, os) mais velho fica “de lado” por uns dias. Quando o segundo filho é pequeno também, não tem capacidade ainda pra entender que ele é amado e que todo esse auê vai passar, e isso pode ferir os sentimentos dessa criança trazendo o sentimento de abandono.

Aqui reuni algumas dicas de como agir com o filho mais velho durante a visita ao novo bebê.

1 – Cumprimente o mais velho primeiro. Transmita a ele a sua alegria em vê-lo.

2 –  Entenda se houver birra. O filho mais velho está se sentindo intimidado com a chegada do bebê e muitos têm medo de abandono. Com isso, vai fazer o possível pra chamar a tenção.

3 – Não compare os dois em nada.

4 – Elogie o mais velho. “Olha que lindo você está”, “que cabelo lindo”, “que sapatos legais”. Tente fazer com que ele perceba que está sendo visto ali.

5 – Se for levar presente pro bebê, se esforce e leve uma lembrancinha pro mais velho.

6 – Não fique perguntando se ele vai ajudar a mãe com o bebê.

Ele não deve se sentir responsável pelo bebê em momento nenhum. “você vai cuidar do seu irmãozinho?” Essa é uma responsabilidade muito grande e a criança pode levar a sério e se sentir sobrecarregada.

 

É importante que o filho mais velho (ou filhos) tenha a certeza de que o amor por ele não diminuiu e que ele não foi de forma alguma esquecido. Ele precisa se sentir amado. A chegada de um novo bebê é um momento cheio de alegria, mas também gera stress e muitas incertezas.

Ler mais sobre: Experiências
Por Joana
joana scheer comente
Comente